Inicial BLOCOS DE NOTÍCIAS Crenças fundamentais dos adventistas: A primeira guerra

Crenças fundamentais dos adventistas: A primeira guerra

16 minutos de leitura
0
0
97

A natureza de Lúcifer era perfeita e ele tinha alta honra no Céu, mas quando se desviou, perdeu todos os seus privilégios e iniciou uma guerra.

Olá amigos. Neste mundo de problemas e turbulências, nossos corações doem quando vemos e experimentamos o sofrimento. Guerras e devastação. Doenças, enfermidades e mortes. Desastres de todo tipo. Onde está Deus em tudo isso? E se Ele é tão gentil, amoroso e bom, por que Ele não faz algo a respeito?! Muitas pessoas fazem esta pergunta.

Esta pergunta tem sido feita ao longo dos séculos, e hoje vamos olhar para o que é chamado de O Grande Conflito – a terrível guerra entre Cristo e Satanás, entre o bem e o mal.

Início dos Tempos

No início dos tempos, após a criação deste mundo, nos é dito em Gênesis 1:31 que “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Sim, era pacífico e bonito – na verdade, perfeito. Então o que aconteceu?

Para responder a esta pergunta, precisamos olhar ainda mais para trás – para o Céu, onde o problema começou.

Problemas no Céu

“Problemas no céu?”, você pode perguntar. O céu não é um lugar perfeito? Sim, foi – até que a guerra estourou. Guerra no céu? Como isso é possível?

Como a Bíblia nos diz em muitos lugares, há anjos no Céu. Por exemplo, no Salmo 103:20 lemos: “Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra.” E ao descrever a obra dos anjos, lemos em Hebreus 1:14: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Tragicamente, porém, houve um anjo que decidiu que sabia mais do que Deus e estava determinado a não mais seguir Sua palavra. Ele queria se elevar acima de Deus e ser seu próprio deus. Seu nome era Lúcifer.

Usando os reis de Tiro e Babilônia como descrições figurativas para Lúcifer, as Escrituras esclarecem como essa controvérsia cósmica começou. Em Ezequiel 28:12 a 15, falando de Lúcifer, Deus diz: “Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura… Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.”

E em Isaías 14:12 a 14 lemos: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono…subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.”

Raízes do Pecado

Embora não possamos explicar ou justificar o surgimento do pecado, suas raízes podem ser encontradas no orgulho de Lúcifer. Falando desse querubim que cobre, Ezequiel 28:17 explica: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”.

Em vez de se contentar com sua alta posição, Lúcifer queria mais. Ele queria ser como Deus. A rebelião de Lúcifer contra o governo de Deus foi o primeiro passo para sua transformação em Satanás, “o adversário”.

Através de seus sofismas, Satanás foi capaz de enganar um terço dos anjos e, juntos, eles se uniram a ele em rebelião. Como lemos em Apocalipse 12:7 a 9: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.”

Enganos Para a Terra

Infelizmente, como todos sabemos muito bem, Satanás trouxe seu engano para a terra e por seu engano rastejante no Jardim do Éden foi capaz de primeiro convencer Eva, que então convenceu Adão a dar a primeira mordida de desobediência a Deus, mergulhando o que antes era um mundo perfeito nas profundezas do pecado, miséria e sofrimento que vemos hoje.

Nos últimos vídeos estamos analisamos nossas Crenças Fundamentais Adventistas do Sétimo Dia, e hoje estamos discutindo a Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia Número 8: “O Grande Conflito”, que declara: “Toda a humanidade está agora envolvida num grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua lei e Sua soberania sobre o Universo. Este conflito originou-se no Céu quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria tornou-se Satanás, o adversário de Deus, e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo, ao induzir Adão e Eva em pecado. Este pecado humano resultou na deformação da imagem de Deus na humanidade, no transtorno do mundo criado e em sua consequente devastação por ocasião do dilúvio mundial. Observado por toda a criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor. Para ajudar Seu povo nesse conflito, Cristo envia o Espírito Santo e os anjos leais, para os guiar, proteger e amparar no caminho da salvação.”

Se você quiser conhecer esta crença fundamental por si mesmo, juntamente com os textos bíblicos de apoio, eu o encorajo a visitar o endereço que aparece na parte inferior da tela: www.adventistas.org/pt/institucional/crencas

O Grande Conflito

Eu também encorajo você a ler, ou reler, o incrível livro intitulado O Grande Conflito, escrito por Ellen White. Este livro de inspiração divina e revelador irá levá-lo aos bastidores desta guerra incrível que está ocorrendo agora em nosso mundo e, de fato, em nosso próprio coração. Ele conta como esse conflito se desenrolou na história, como está se desenrolando hoje e como será em um futuro muito próximo.

Louvamos a Deus porque Ele tem um plano para nos resgatar desta terrível guerra. Agradecemos a Ele por enviar Jesus, que veio e experimentou essa guerra em primeira mão enquanto estava na Terra, que viveu, morreu e ressuscitou e agora está ministrando por nós no Céu. Por causa Dele, podemos ter certeza de que um dia, em breve, este grande conflito vai chegar ao fim e Ele e todos os que O amam triunfarão gloriosamente!

Mais uma vez, eu o encorajo a pegar o livro O Grande Conflito e ler ou reler a obra. Você vai ficar surpreso com o quão oportuno e preciso é. Você pode ler e baixar uma cópia gratuita, disponível em vários idiomas, em egwwritings.org.

O Grande Conflito é Real

Amigos, a guerra do grande conflito é real. Este mundo e nossos corações são o campo de batalha. De que lado você está? Convido você a entregar seu coração, ou reentregar seu coração, ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, agora mesmo. Não há tempo a perder.

Vamos orar juntos. Pai nosso que estás nos céus, nós te agradecemos pela magnífica revelação das atividades futuras, conforme as lemos na Bíblia. Também somos muito gratos por entender o que aconteceu no passado e como o Senhor teve um plano de salvação mesmo antes da fundação deste mundo. Nós Te agradecemos porque Jesus abriu uma rota de escape para nós, e não apenas viveu nesta Terra, morreu e ressuscitou, Ele agora está ministrando por nós no lugar santíssimo do santuário celestial e, em breve, vai tirar as vestes sacerdotais e colocar Suas vestes de Rei e virá para nos levar para casa. Senhor, o grande conflito vai terminar e Cristo vai triunfar. Senhor, pela fé e graça, em conexão Contigo, reivindicamos essa vitória para nós mesmos, através da justiça de Cristo! Obrigado por nos ouvir nesta oração. Em nome de Jesus, amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO
  • As mensagens angélicas são para o nosso tempo?

    Se todos soubessem que as mensagens deixadas por Deus para a humanidade por meio de três a…
  • O dom de profecia

    O pastor Renato Stencel, diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White no Unasp, campus En…
  • Dom de luz

    Desde seu período formativo, o movimento adventista sabatista reconheceu que Ellen White h…
Carregue mais BLOCOS DE NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

As mensagens angélicas são para o nosso tempo?

Se todos soubessem que as mensagens deixadas por Deus para a humanidade por meio de três a…