Uma texto fala de Cristo como o fim da lei, no outro, Jesus diz que não veio para revogá-la. Como entender?
Leandro Quadros
“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4).
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mateus 5:17).
Muitos acham que este verso de Romanos refere-se à abolição da Lei, mas estudando-o em sua língua original, veremos que ocorre o contrário: este texto é uma forte evidência da validade da lei. A palavra “fim” neste texto vem do grego “Telos” e significa “alvo, objetivo”. Esta é a mesma que aparece em 1 Pedro 1:9: “Obtendo o fim (Telos) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
Será que a Bíblia está dizendo aqui que a fé teve um fim, ou que não precisamos mais ter fé para sermos salvos? Claro que não! Seria uma heresia tal afirmação. De acordo com o original grego, a tradução correta deste texto é: “Obtendo o alvo (ou objetivo) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
Portanto, a tradução correta de Romanos 10:4 é: “Porque o alvo (objetivo) da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Isto nos ensina que, o objetivo da Lei não é nos salvar, mas nos aproximar de Cristo, através da obediência por amor (João 14:15). Este verso confirma a validade da lei de Deus, pois diz que a lei tem um objetivo de nos conduzir a Cristo, que nos salva.