Novidades

Esperança em Tempos de Pandemia

Qual é a postura do cristão ao enfrentar a realidade do coronavírus?

Denis Versiani

É interessante como sempre começamos o ano dizendo coisas como, “Agora vai! 2020 é nosso!” Três meses depois, vemos o mundo mergulhar na histeria diante de uma crise sanitária e econômica sem precedentes. Desde 31 de dezembro de 2019, quando a Organização Mundial da Saúde emitiu o primeiro alerta sobre uma nova variação de coronavírus em Wuhan, na China, nós temos visto coisas improváveis acontecendo muito rápido. A pandemia de COVID-19 se espalhou rapidamente por todos os continentes. Embora tenha baixa taxa de mortalidade, milhares de pessoas estão morrendo. As más notícias deixaram o mercado em convulsão; as bolsas estão despencando e o dólar, decolando. Shoppings, lojas, parques e teatros estão fechados. As fronteiras estão fechadas e a maior ponte aérea do mundo, Estados Unidos-Europa está fechada. Cancelados os grandes eventos culturais, esportivos e políticos. O SARS-Cov-2 também lançou uma pandemia de histeria e desespero. Realmente, será que 2020 será nosso? É claro que os cristãos não são superiores a ninguém, mas, diante da pandemia de coronavírus, qual deve ser a postura de um povo que prega esperança?

O Salmo 91 trata desse assunto dizendo: “Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio dia… Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos Seus anjos dará ordem ao teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” (Salmo 91:5, 6, 10, 11).

O Salmo 91 era cantado pelos israelitas quando iam para as festas religiosas anuais de Israel. Ao cantar este Salmo, eles expressavam a confiança de que viajariam seguros, e seus lares estariam protegidos. Mas precisamos entender uma coisa importante: este salmo não está querendo dizer que você não vai sofrer nenhuma dificuldade com crises como a do coronavírus. Você pode ser fiel a Deus e ainda ser acometido por uma doença grave que pode, inclusive levar você a morte. Este salmo foi escrito no contexto atender ao chamado de Deus para o serviço. Se você precisar servi-Lo em uma situação de perigo, Ele vai proteger você. Mas em uma situação cotidiana como a que estamos vivendo, existe sim o risco de sermos contaminados.

Porém, quando pautamos os nossos caminhos nos princípios estabelecidos por Deus (verso 11), podemos ter a certeza de que estaremos em uma situação de maior segurança, pois estaremos colaborando com os santos anjos no cuidado com nós mesmos e com os outros.

Amigo leitor, diante da crise, essa é uma ideia animadora. Deus conhece o caminho do justo porque o caminho do justo é moldado pelos princípios da lei de Deus, os Dez Mandamentos. Talvez você não saiba, mas, com base nos Dez Mandamentos, o Senhor deixou uma série de leis para Israel, inclusive leis de saúde, envolvendo alimentação, higiene e cuidados com o corpo, a mente e o relacionamento social. Cumprir essas leis garantia a saúde do povo e impedia que doenças graves da época, como a lepra se espalhassem.

Embora o contexto seja diferente, hoje, pelas tecnologias que temos na área da medicina, os princípios continuam os mesmos. Paulo diz em 1 Coríntios 16:19, 20 que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e que tudo o que fizermos, inclusive na comida e bebida, deve ser para a glória de Deus, de acordo com a vontade dEle. Isso implica que devemos cuidar da nossa saúde para glorificar a Deus e entender a Sua vontade. Se moldarmos os nossos caminhos com base nos princípios de saúde, os anjos de Deus vão cuidar de nós. Por isso, em vez de histeria, Deus nos recomenda oito remédios naturais que podem nos ajudar a enfrentar o coronavírus, mesmo que sejamos infectados.

Alimentação Saudável – Evite alimentos com muito açúcar, muito sal ou gordura, e que prejudicam o organismo. Dê preferência para uma alimentação mais natural e vegetariana, rica em fibras e nutrientes encontrados em alimentos integrais. Faça uso de frutas e hortaliças cruas bem lavadas. Se for comer carne e ovos, verifique a procedência, higienize-os e cozinhe-os bem. Siga as orientações de Levítico 11 e 1 Coríntios 10:31.

Consumo de Água – A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de auxiliar na eliminação de toxinas pelo suor e urina. A água está presente na linfa, no plasma sanguíneo e nas articulações. Auxilia o sistema digestivo, nervoso, e na hidratação da pele. No sistema respiratório, a água auxilia na troca dos gases, o que ajuda a combater o coronavírus. Por isso, beba muita água. Além disso, lave constantemente suas mãos com água e sabão; e, sempre que voltar para casa, tome um banho morno para se limpar. No tratamento da febre, use compressas com água fria ou morna.

Respirar Ar Puro – Com o medo de contrair o coronavírus, muita gente isola a casa fechando as janelas. Não deve ser assim. Mantenha as janelas de casa ou do trabalho abertas para circulação e ventilação. Busque estar ao ar livre, respirando profundamente, para oxigenar o corpo e o cérebro, se não estiver no grupo de quarentena. Um corpo bem ventilado desenvolve um sistema imunológico mais eficaz.

Luz Solar – A luz solar é eficaz na produção de vitamina D, importante na manutenção do tecido ósseo, e atua no sistema imunológico, prevenindo doenças autoimunes e 17 tipos de câncer. Coloque sua roupa de cama e roupas que não podem ser lavadas constantemente ao Sol. A luz solar mata o coronavírus.

Exercício Físico – É recomendável que se pratique atividade física diariamente por pelo menos 20 minutos. O exercício físico contribui para a oxigenação do corpo, aumento da massa muscular, além de liberar no cérebro hormônios como a endorfina e serotonina, que causam bem-estar, prazer e controle mental. Além disso, aumenta o metabolismo, prevenindo doenças respiratórias, cardiovasculares, artrites e obesidade. Com mais vigor físico é mais fácil resistir ao coronavírus.

Repouso – Nosso corpo e nossa mente precisam descansar para se restabelecer. Além de se dormir um sono regular de oito horas em média, é necessário um dia na semana para descansar o corpo das atividades físicas e mentais cotidianas. Deus recomenda o sábado como o Seu dia de descanso e adoração (Êxodo 20:8-11). Não se esqueça, só com Deus você pode repousar seguro (Salmo 4:8).

Equilíbrio e Temperança – Bom senso é essencial. Diante da crise do coronavírus, o melhor e buscar as notícias corretas. Faça sua compra no mercado para que você não tenha que sair desnecessariamente, mas não compre o mundo. Deixe para que outros possam comprar também. Exerça o equilíbrio nos seus gastos e mantenha uma distância segura para bons relacionamentos sem se contaminar. Para um temperamento equilibrado, leia Salmo 51:10; Provérbios 15:1, 2, 13, 33.

Confiança em Deus – De todos os remédios que Deus recomenda, esse é o mais importante. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio” (Salmo 91:1, 2). Se você descansa em Deus, Ele vai dizer de você: “Ele me invocará e eu lhe responderei; na sua angústia Eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com vida longa e lhe mostrarei a minha salvação” (Salmo 91:15, 16). Confiar em Deus é entender o nosso papel na sociedade diante da crise. Lembre-se, Deus está no controle, cuidando de nós inclusive na angústia, mesmo que fiquemos doentes. Sejamos prudentes, cuidemos uns dos outros e confiemos nas promessas do Senhor!

Enquanto você se prepara para enfrentar a crise com serenidade, estude os princípios de saúde, informe-se sobre as melhores atitudes, mas acima de tudo, busque a Deus em oração. “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração… Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará… Orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:13-16). O Deus Todo-Poderoso está com os Seus ouvidos bem abertos para atender a sua oração e agir por você e sua família. Confie!

Saúde! E que Deus abençoe você!

Facebook Comments

sobre TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO

Avatar

Além disso, verifique

Narrativa coerente

O cenário atual pode abrir caminho para a manifestação do poder ditatorial previsto em Apocalipse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Tempo Profético Online

Nesse Portal teremos Matérias com mais detalhadamente sobre as Profecias.

× Atendimento Online!