Inicial CRIAÇÃO DO UNIVERSO Deus: Existência e Presença

Deus: Existência e Presença

11 minutos de leitura
0
0
91

Considerando a nossa realidade finita e humana, se torna mais importante saber sobre sua presença, caráter e atuação do que sobre a origem de sua existência, já que esta foge ao nosso alcance.

Débora Pinheiro

 

Em Sua Palavra, Deus é apresentado como “o Deus eterno”. Esse nome abrange o passado, o presente e o futuro. Deus existe de eternidade a eternidade. Ele é o Eterno.¹

“O Senhor reina; está vestido de majestade; o Senhor Se revestiu e cingiu de fortaleza; o mundo também está firmado e não poderá vacilar. O Teu trono está firme desde então; Tu és desde a eternidade.” Salmos 93:1, 2.

“… único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” 1 Timóteo 6:15,16

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Apocalipse 1:8

“E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”. Colossenses 1:17.

“Jeová, o Ser eterno, existente por Si mesmo, incriado, sendo o originador e mantenedor de todas as coisas, é o único que tem direito a reverência e culto supremos. Proíbe-se ao homem conferir a qualquer outro objeto o primeiro lugar nas suas afeições ou serviço. O que quer que acariciemos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou se incompatibilize com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus.”²

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre.” Deuteronômio 29:29

Nenhuma mente humana pode compreender a Deus. Somos finitos e limitados por natureza. Se pudéssemos compreender a origem de Deus, não seríamos criaturas.

O Onisciente está acima de qualquer discussão. Em vez de especular com respeito a Sua natureza ou Suas prerrogativas, prestemos atenção às palavras que pronunciou: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.” Salmos 46:10.

“Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?

Como as alturas dos céus é a Sua sabedoria; que poderás tu fazer?
Mais profunda é ela do que o inferno; que poderás tu saber?
Mais comprida é a sua medida do que a Terra; e mais larga do que o mar.” Jó 11:7-9.

Apesar de não termos como entendê-Lo e explicar sua origem, Ele se revela a nós através de Sua Palavra, de Jesus, da natureza e do Seu Espírito. Considerando a nossa realidade finita e humana, se torna mais importante saber sobre sua presença, caráter e atuação do que sobre a origem de sua existência, já que esta foge ao nosso alcance. Ele se apresenta como “Eu Sou” e como “Deus conosco” sempre, atento ao nosso sofrimento. O Criador que colocou em nós a resiliência. Um Deus presente, que se importa, que ouve o clamor e age para o bem daqueles que o amam. Não permite que ninguém passe por algo que não tenha condições de suportar.

Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; Êxodo 3:7

Deus lhe respondeu: Eu serei contigo… Êxodo 3:12

Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros. Êxodo 3:14

Esse Deus se revela como o Amor, e ama se relacionar com a humanidade, deseja habitar em nosso coração, por isso preparou um espaço dentro de seres finitos para abrigar o Eterno.

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” Eclesiastes 3:11

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” 1 João 4:8

“Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.” 1 João 4:12

“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”. Mateus 1:23

Assim como Sua origem, inexplicável também é o Seu imenso e incondicional amor por nós que teve sua expressão máxima ao dar nos dar Cristo a vida eterna através de Seu sacrifício na cruz.

“Deus deu Seu Filho unigênito para morrer por nós. … Quando nossa mente demora constantemente no incomparável amor de Deus à humanidade caída, começamos a conhecer a Deus, a familiarizar-nos com Ele. … Exatamente aqui, neste pequenino átomo de mundo, desdobraram-se as mais grandiosas cenas já conhecidas pela humanidade. Todo o universo celestial foi espectador, intensamente interessado. … Como devia Deus ser apresentado ao mundo? Como devia tornar-se conhecido que Ele era um Deus de amor, cheio de misericórdia, bondade e piedade? Como devia o mundo saber isso? Deus enviou Seu Filho, e Este devia apresentar ao mundo o caráter divino.” 4

“Mas em nossa contemplação de Cristo, estamos apenas demorando à beirada de um amor que é imensurável. Seu amor é qual vasto oceano, sem fundo nem praia.” ³

 

Equipe Biblia.com.br

_______________

¹ Testemunhos Para a Igreja v. 8, p. 270

² Patriarcas e Profetas, 305

³  The Review and Herald, 6 de Maio de 1902

4 Nos Lugares Celestiais, p. 7

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO
  • O criar na criação

    Um convite para um olhar mais literário do texto bíblico na busca de extrair o seu conteúd…
  • Imagem e Semelhança (parte 2)

    A construção da narrativa é impressionante: sua origem é também sua missão. *Edson Nunes E…
  • Imagem e Semelhança (parte 1)

    …ao homem foi delegado o poder de representar a Deus na criação. Edson Nunes* O rela…
Carregue mais CRIAÇÃO DO UNIVERSO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

As mensagens angélicas são para o nosso tempo?

Se todos soubessem que as mensagens deixadas por Deus para a humanidade por meio de três a…