Inicial ESTUDOS SOBRE BATISMO A revolução das águas

A revolução das águas

7 minutos de leitura
0
0
129

Sete coisas que você precisa saber sobre o batismo

Num distante sábado de dezembro, em meio a um grupo, um menino de oito anos caminhou para a margem do rio para ser batizado. Ele não se lembra da temperatura da água, mas sabe que seu compromisso foi para a eternidade. Depois, com a beca preta recebida no dia da ordenação, realizou muitas cerimônias parecidas. E ainda se emociona ao cantar “Oh, Que Belos Hinos!” e ver uma pessoa entregando a vida a Jesus.

Você já passou por essa experiência? Na sua visão, o que é batismo? É um sacramento ou um símbolo? Ele tem significado psicológico ou teológico? Para introduzir o tema de capa desta edição, vejamos sete fatos que você precisa saber.

1. O batismo é um ritual de “iniciação” belo e sério. Por meio dele, você entra para um relacionamento pactual com Deus e para a comunidade de fé. Ao ser batizado, Deus diz para você o que falou para Jesus dentro do rio: “Você é Meu filho amado” (ver Mt 3:17). Além de um reconhecimento do pecado, o batismo é uma confissão de fé. Os primeiros cristãos levavam a sério o preparo para essa cerimônia sagrada. O padrão de conduta esperado do candidato era rigoroso.

2. O batismo representa uma transferência de domínio. Ao ser batizado, você assinala que pertence ao reino do Céu. Nos primeiros séculos, os cristãos associavam o batismo à renúncia ao reino do mal. Ser batizado é dizer sim a Deus, e não ao inimigo. Há uma antiga controvérsia a respeito da fórmula batismal original. Deveríamos batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ou somente no nome de Jesus? A fórmula completa em Mateus 28:19 tem solidez textual. Portanto, o batismo envolve um elo com toda a Divindade.

3. O batismo é identificação com Cristo. Jesus foi batizado em nosso favor, enquanto nós somos batizados Nele e para Ele. Mais que um modelo, o batismo de Cristo dá origem e significado a todos os outros batismos. Por isso, há um só batismo (Ef 4:5). O batismo proclama que Jesus é o ­Salvador e o Senhor. O foco está na realidade representada pelo rito, e não no ato repetível de purificação cerimonial. É cristo que salva, não o ritual. O batismo sinaliza o que Deus fez, não o que você ou a igreja faz.

O batismo representa um rompimento com o passado que permite zerar os erros e reiniciar o “sistema”

4. O batismo é o fim de uma vida e o início de outra. Simboliza morte
e ressurreição. Trata-se de um rompimento com o passado que permite zerar os erros e reiniciar o “sistema”. No batismo, você aceita a morte vicária de Cristo, morre para o velho estilo de vida e renasce para uma nova vida (Rm 6:1-9). Ganha nova identidade e assume novo comportamento.

5. O batismo na água prefigura o batismo com “fogo”. João Batista explicou que um Batizador mais poderoso que ele batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11). Jesus enfatizou que é essencial nascer da água e do Espírito (Jo 3:5-8), um nascimento “de novo” e/ou “do alto”, já que a palavra usada (anothen) tem os dois significados. Portanto, a água é o início, não o fim.

6. O batismo provê uma nova vestimenta. Na cerimônia, você coloca um roupão para ser mergulhado na água e depois veste uma nova roupa. De igual modo, ao ser batizado, você simbolicamente recebe o traje da justiça de Cristo, pois todos os que foram batizados se revestiram de Cristo (Gl 3:27).

7. O batismo é o início de uma vida de serviço para Deus. Assim como o Jordão marcou a inauguração do ministério messiânico de Jesus, o batismo deve sinalizar o começo de uma vida dedicada à missão divina.

Se você ainda não foi batizado, dê esse passo. Se já foi, permaneça leal até o fim; não desista no meio do caminho para a cidade santa.

MARCOS DE BENEDICTO é editor da Revista Adventista

(Editorial da edição de setembro de 2022)

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO
  • Batismo e rebatismo

    A salvação é o grande tema do evangelho de Jesus Cristo (Mateus 28:19; João 3:16; 4:42; At…
  • Rebatismo

    Se existe “um só batismo” (Efésios 4:5), por que rebatizar pessoas já batizadas por imersã…
Carregue mais ESTUDOS SOBRE BATISMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

As mensagens angélicas são para o nosso tempo?

Se todos soubessem que as mensagens deixadas por Deus para a humanidade por meio de três a…