Deus falou, fala e continua falando de conforto, segurança, direção e esperança…
Amin Rodor
“E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;” 2 Pedro 1:19
Deus falou e continua falando. Este é o claro testemunho a respeito dEle: Deus falou por meio dos Seus profetas e mensageiros. Por intermédio de Elias, Ele se apresenta como o único Deus que merece o culto e adoração do homem. Isaías diz que Deus, o autor de toda vida, é honrado pela justiça, e para isso Ele não aceita substitutos cerimoniais, dias de festa nem rituais elaborados. Amós clama que a injustiça subverte as nações, e que Deus é, afinal responsável por trazer justiça e julgamento. Miqueias declara que o reino de Deus é tanto julgamento quanto promessa (Miqueias 4:4). Oseias, em uma das mais ousadas figuras de toda a literatura religiosa, assemelha Deus a um esposo e Pai que perdoa e restaura. Jeremias prevê um novo concerto, com a Lei escrita em tábuas do coração. Ezequiel fixa a responsabilidade de cada um em suas escolhas. Deus fará justiça para todos, diz Daniel, quando os “livros serão abertos”, e nenhum subterfúgio de “apelos” infindáveis será possível nem permitido.
Deus falou, fala e continua falando de conforto, segurança, direção e esperança por meio dos Salmos, joias de beleza indescritível. Deus falou por meio dos Seus poderosos atos de libertação e das repetidas ondas de misericórdia e graça. Ele falou e fala por meio de secas e enfermidades, por meio de despotismo de governantes e da crueldade de invasores.
No Antigo Testamento, por meio dos profetas nos é dado ver a Deus agindo à sombra da história. O que dizer da voz de Deus por intermédio da cruz e de Jesus Cristo com Sua palavra de salvação e julgamento? Se você quer ouvir a mais clara manifestação da voz de Deus, estude Jesus Cristo. Ele é o coração da mensagem cristã. (…) Jesus Cristo é como o sol, um dos Seus símbolos mais claros e perfeitos. Cremos no sol não apenas porque o vemos, porém, mais ainda, porque por meio dele vemos todas as coisas!