Um anel de selar

9 minutos de leitura
0
0
404

Nos últimos programas falamos bastante sobre Zorobabel. “Zorobabel foi um judeu babilônico que retornou à Palestina, ao término do cativeiro caldeu. Atuou em Jerusalém como governador da Judéia, durante o tempo do rei persa Dario Histapes”. Após o decreto de Ciro, em 538 AC., quando os povos cativos pela Babilônia tiveram permissão de retornar às suas pátrias de origem, Zorobabel foi nomeado governador de Jerusalém. Foi o grande líder político de Jerusalém, durante o governo de Tatenai, governador militar da Judéia, sob o qual atuava… Dentro das tradições judaicas, Zorobabel aparece como homem renomado” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, vol. 6, p. 904e 905).

Os profetas Ageu e Zacarias vieram incentivar a Zorobabel, para que não desanimasse diante das provas. Os povos inimigos não queriam que o templo fosse reedificado. Com isso Deus testava o caráter e a perseverança de Zorobabel. Em seguida, premiava com profecia.

Você percebeu? Primeiro a prova, depois a recompensa. É assim que Deus trabalha, amigo ouvinte. Primeiro ele quer ver a sua lealdade, depois vem a benção! Hoje, muitos almejam a benção, mas não querem viver uma vida de lealdade a Jesus. Hoje muitos querem ter saúde, mas não vivem uma vida correta conforme os princípios de saúde. Hoje muitos desejam alcançar o sucesso na vida profissional, mas não querem encarar as lutas e as provas decorrentes disso!

Como você está se saindo diante das provas e dificuldades que a vida tem lhe apresentado? As suas reações são reações de um vencedor? As palavras que você profere diante de algo que o magoou, tem a aprovação de Deus? Você tem entendido que se for fiel a Deus nas mínimas coisas, está sendo preparado para ser aprovado nas maiores?

Sabe, Deus quer fazer de você um vitorioso, um campeão, um colecionador de vitórias, mas para você ser um vitorioso, tem que começar a ser aprovado nos pequenos testes que chegam diariamente.

Foi nessa situação que Zorobabel recebeu a profecia. “E te farei um anel de selar”. O que Deus estava querendo dizer ao seu leal servo?

Os comentaristas bíblicos dizem que “aos olhos de um oriental, o anel era um objeto de grande valor, importância e autoridade (Jeremias 22:24). Zorobabel, foi um servo escolhido, como foram Abraão, Jacó, Moisés, Davi” (Estudo sobre os Profetas Menores vol. 2 pg.150).

Os reis é que possuíam um anel para selar. Era usado para confirmar, selar, autenticar, carimbar documentos oficiais. O anel representava poder. Em outras palavras, Deus estava demonstrando como na verdade trata os seus fieis servos. No momento que Deus falou que faria de Zorobabel um anel de selar, Ele estava dizendo que este seu servo era de muito valor! Zorobabel foi prestigiado pelo Rei do Universo! Deus reconheceu e aprovou a maneira dele se portar diante das dificuldades.

Como é bom receber uma palavra de ânimo, de encorajamento ao enfrentar dificuldades. Como é bom ser valorizado após encarar toda a sorte de problemas. Como é bom receber uma palavra de apreço pelo bom trabalho feito! E foi exatamente assim que Deus agiu com Zorobabel. Enquanto todos os seus oponentes o criticavam e criavam dificuldades para que cumprisse a missão, o Todo Poderoso, enviou o profeta Ageu para transmitir uma mensagem de ânimo e entusiasmo ao principal líder de Jerusalém.

Amigo ouvinte, Deus disse que faria de Zorobabel um anel de selar. É claro que esta premiação não veio de uma hora para outra. Este reconhecimento veio ao longo de uma vida, que foi marcada pela coragem de ficar ao lado do que é correto. Esta valorização aconteceu depois de muitos confrontos e vitórias diante das provas e tentações.

Vamos trazer essa profecia para o nosso tempo. Para o século 21. Para a sua experiência religiosa. Você já parou para pensar o que Deus poderia dizer de você após analisar a sua vida? A quê ou a quem Deus poderia comparar você?

Assim como Zorobabel foi animado e prestigiado por estar fazendo a vontade de Deus, independentemente das provas que estivesse enfrentado, o mesmo pode acontecer com cada um de nós.

Se você agora está enfrentando duras provas por estar fazendo a vontade de Deus, saiba que o Rei do Universo não esqueceu de você. “Deus não permitirá que um de seus fiéis [filhos] fique sozinho para lutar, com grandes desvantagens e seja vencido. Ele o preserva como uma jóia preciosa, a cada um cuja a vida está escondida com Cristo em Deus. De cada um deles é feita a seguinte promessa: Te porei como um anel de selar, porque Eu te escolhi” (S.D.A.B.C. vol.4 pg.1103)

Esta profecia nos ensina, amigo ouvinte, que independente das dificuldades, devemos fazer hoje o que está ao nosso alcance com fé e perseverança, apesar de eventuais dificuldades ou oposição. Por isso, não desista de fazer a vontade do Senhor, mesmo que as provas sejam as mais fortes. Você pode até ser abandonado, desrespeitado, humilhado, mas se for um fiel servo de Deus, você também será um anel de selar, porque o Senhor dos Exércitos é que quem falou.

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO
  • O que é profecia?

    O mundo das profecias é extraordinário. Para muitos é algo completamente escuro e desconhe…
  • A profecia do dilúvio

    As profecias são importantes porque nos ajudam a conhecer melhor a Deus. Através delas pod…
  • Os pecados de Sodoma

    Dois anjos a um homem chamado Ló, mais ou menos no ano de 1898 AC. Está em Gênesis 19:12 e…
Carregue mais ENCONTRO COM AS PROFECIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

As mensagens angélicas são para o nosso tempo?

Se todos soubessem que as mensagens deixadas por Deus para a humanidade por meio de três a…