Novidades

Os Gafanhotos e O Tempo do Fim

image_pdfimage_print

Teria sido profetizada na Bíblia uma nuvem de gafanhotos no tempo do fim?

Maiara Costa

Chega meia noite, mas não chega meio dia! Tenho certeza que você já deve ter ouvido ou quem sabe usado essa expressão em algum momento de sua vida! Ela denota certo grau de impaciência e ansiedade.

Imagino que muitos estejam repetindo com certa constância: “chega dezembro, mas não chega janeiro!” Com o desejo que esse ano de 2020, acabe logo!

Além de todos os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam com o novo coronavírus, nessa última semana, fomos surpreendidos com a notícia de que o Sul de nosso país, seria invadido por uma nuvem de aproximadamente quarenta milhões de gafanhotos. Após um tour por Chile e Argentina, os bichinhos chegariam ao Brasil, trazendo destruição para as plantações que encontrassem pela frente. Essa notícia gerou muito medo e inquietação, e fez com que muitos acreditassem que as pragas do Apocalipse já estavam acontecendo.

Teria sido profetizada na Bíblia uma nuvem de gafanhotos no tempo do fim? Seria essa nuvem, uma das sete pragas do Apocalipse?

Vamos à Bíblia então, para ver o que ela tem a nos dizer sobre praga com gafanhotos:

“O SENHOR disse a Moisés: — Vá falar com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, e para que você possa contar aos seus filhos e aos filhos de seus filhos como zombei dos egípcios e quantos sinais fiz no meio deles, e para que vocês saibam que eu sou o SENHOR. Moisés e Arão apresentaram-se a Faraó e lhe disseram: — Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: “Até quando você se recusará a humilhar-se diante de mim? Deixe o meu povo ir, para que me adore. Se você não deixar o meu povo ir, eis que amanhã trarei gafanhotos ao seu território. Eles cobrirão de tal maneira a face da terra que não será possível ver o chão. Comerão o restante que escapou, o que restou depois da chuva de pedras, e comerão todas as árvores que crescem no campo. Os gafanhotos encherão as suas casas, as casas de todos os seus oficiais e as casas de todos os egípcios, como nunca viram os seus pais, nem os seus antepassados desde o dia em que se estabeleceram na terra até o dia de hoje.” Êxodo 10:1-6

Temos aqui a primeira ocorrência bíblica que menciona uma praga com gafanhotos. Isso aconteceu no Egito, na época em que o povo de Deus estava sendo mantido em cativeiro. E ao contrário do que muita gente pensa, as pragas que foram derramadas, não o foram com o intuito de castigar e punir os egípcios. Todas as pragas que sobrevieram a eles, feriram cada uma das suas divindades, foi um juízo divino contra os deuses egípcios (Êxodo 12:12). Não encontramos aqui nesse texto, nenhum elemento preditivo para o futuro. O que vemos aqui é como Deus provou ser o único Deus verdadeiro, ferindo cada um dos deuses do Egito. Dá mesma forma, como fez com o faraó anterior, o Senhor estava tentando ganhar o coração deste faraó, porém a cada tentativa, ele permanecia cada vez mais endurecido.

Uma segunda ocorrência sobre uma praga com gafanhotos, encontramos em Malaquias 3:11, o texto faz a seguinte afirmação:

“Por causa de vocês, repreenderei o devorador, para que não consuma os produtos da terra, e não deixarei que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos, diz o SENHOR dos Exércitos”.

Há muita gente que entende que esse devorador mencionado aqui, seria uma praga de gafanhotos. Nunca devemos esquecer que o texto precisa ser entendido dentro de seu contexto.

O texto não faz menção direta a gafanhotos, ele pode ser entendido como pragas. Encontramos aqui, Deus trazendo a memória de Seu povo, os termos da aliança, as bençãos e as maldições provenientes da permanência ou quebra da mesma. E mais uma vez, não encontramos nenhum elemento preditivo para o tempo da última ira ou tempo do fim (Daniel 8:19), sobre uma nuvem de gafanhotos.

Tempo do Fim

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a Bíblia descreve uma série de coisas que acontecerão no período denominado tempo do fim. Contudo, nada aponta para o surgimento de uma praga com gafanhotos. Aqueles que interpretaram o ocorrido, usando Apocalipse 15 e 16 para isso, o fizeram sem o devido conhecimento prévio, pois em nenhuma das sete pragas descritas, encontramos os tais gafanhotos.

Entendendo o fenômeno à luz da Biologia

De acordo com especialistas, nuvens de gafanhoto não é uma novidade! Conta-se que mais de 60 países estão suscetíveis a isso. Passados o período de escassez e vinda as chuvas, criadouros úmidos se formam, e a população dos gafanhotos crescem, esses insetos voam para outros lugares em busca de alimento e um novo habitat. E o que se sabe é que especialistas conseguem prever onde essas nuvens podem se formar e medidas podem ser tomadas.

Portanto, podemos concluir que nada há profetizado na Bíblia sobre uma atual praga com gafanhotos e que esse fenômeno não é desconhecido dos especialistas em biologia, podendo ser perfeitamente por eles, explicado.

Amigo (a), não dependa de notícias dos jornais para ter um despertamento espiritual e uma correta preparação para o advento de Cristo! Estude a Bíblia e as profecias, não apenas para ficar inteirado dos últimos acontecimentos! Mas para ter um encontra diário com Deus. Para aprender com Ele como é a vida em Seu Reino que já foi inaugurado. Lembre-se que o maior propósito de qualquer parte da Bíblia, é testificar e nos revelar Cristo (Lucas 24:44).

*Maiara Costa é Teóloga.

Facebook Comments

sobre TEMPO PROFETICO TEMPO PROFETICO

Avatar

Além disso, verifique

Narrativa coerente

O cenário atual pode abrir caminho para a manifestação do poder ditatorial previsto em Apocalipse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Tempo Profético Online

Nesse Portal teremos Matérias com mais detalhadamente sobre as Profecias.

× Atendimento Online!